Família de menino de 2 anos promove campanha em prol de transplante de células-tronco
Wesler Silva, de dois anos e cinco meses, que é de Jacarezinho (Norte Pioneiro), nasceu com problemas na formação da coluna vertebral e medula espinhal.
Com menos de um mês de vida, precisou fazer quatro cirurgias. Além de tratamento, ele precisa de ajuda de uma cadeira especial para se locomover.
Atualmente, a família está em campanha para conseguir arrecadar recursos para que ele faça um transplante de células-tronco no Paraguai com custo estimado em R$ 80 mil que precisa ser feito antes de ele completar três anos.
Segundo a mãe dele, Karina, em cerca de um mês de campanha, foram arrecadados R$ 4 mil.
"Nós não sabíamos quanto tempo poderia levar (para arrecadar a quantia necessária), por isso resolvemos fazer já, porque pode levar muito tempo. Caso conseguirmos arrecadar antes, ele já pode fazer o transplante. Eu estou tentando de tudo mesmo".
Para atingir a quantia necessária, além do dinheiro, a família aceita doação de itens que possam ser leiloados ou possam ser vendidos em rifas.
Somente após o nascimento de Wesler é que ele foi diagnosticado com mielomeningocele, hidrocefalia, bexiga neurogênica e pés tortos congênitos.
Mielomeningocele, segundo informações do hospital Israelita Albert Einstein, "é um defeito da coluna vertebral e da medula espinhal que acontece nas primeiras semanas de gestação.
A coluna vertebral, a medula espinhal e o canal da medula não se formam normalmente. (...) Os sintomas estão relacionados à lesão das estruturas da medula, e se manifestam como alteração da sensibilidade, dos movimentos e do funcionamento da bexiga e do intestino".
No caso de Wesler, a condição atinge a espinha bífida, bem próximo às nádegas.
A hidrocefalia acontece "quando há dificuldade na circulação de líquor no sistema nervoso, (...) e pode se acumular nas partes do cérebro chamadas ventrículos", diz o Einstein.
Bexiga neurogênica, na descrição do Centro Brasileiro de Urologia, "é a incapacidade de controlar o ato de urinar devido a uma disfunção na bexiga ou esfíncter urinário".
Com o transplante, Wesler poderá ter mais qualidade de vida.