Londrina inicia vacinação em crianças contra a dengue neste sábado

Começa neste sábado (24) a aplicação da vacina contra a dengue em Londrina.

O público-alvo do imunizante são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, entretanto, o município recebeu apenas 13.204 doses, o que vai permitir, inicialmente, a oferta apenas para meninos e meninas entre 10 e 11 anos de idade.

Sete postos de saúde vão abrir para aplicar a Qdenga, produzida pela farmacêutica Takeda.

São as unidades do Guanabara e Piza, ambas na zona sul, Armindo Guazzi, leste, Alvorada, oeste, Vivi Xavier, na região norte, que funcionarão das 9h às 17h, e Lerroville e Paiquerê, na zona rural, das 7h às 13h, sendo que estas duas últimas também vão atender casos suspeitos ou confirmados da doença.

A imunização será por livre demanda, ou seja, nem necessidade de agendamento prévio.

A orientação para os pais é apenas levar os documentos de identificação da criança.

A partir de segunda-feira (26) a vacina estará disponível em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde).

A população de 10 a 14 anos é estimada em 55 mil pessoas na cidade.

“Estamos recebendo um número suficiente de doses que é para atender 100% da demanda da população na faixa etária de 10 a 11 anos cadastrada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Por isso, vai ser possível realizar a descentralização, o que facilita o acesso da população. Na segunda todas as unidades de saúde, durante o horário de funcionamento, vão ter a vacina disponível para quem nos procurar”, explicou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.