Artista brasileiro mostra progressão de famosos com inteligência artificial

O artista brasileiro Hidreley Diao, reconhecido internacionalmente como um dos pioneiros no tratamento de imagens com IA (Inteligência Artificial), faz sucesso na internet com as suas montagens que mostram como personalidades históricas estariam atualmente caso estivessem vivas.

Entre os maiores sucessos, estão as representações de Michael Jackson (1958-2009), Elvis Presley (1935-1977) e a princesa Diana (1961-1997).

A fama de Diao é tão expressiva que ele já foi procurado até pela rainha do pop Madonna.

"Eu fui procurado, no ano passado [2022], para fazer um retrato da mãe dela atualizado. A Madonna perdeu a mãe com apenas cinco anos de idade. Então, me enviou uma imagem dela, em preto e branco, ainda moça. Fiz o trabalho, só que foi tudo por meio de assessoria. Mas fiz o contato inicial com ela pelo Instagram", diz.

A cantora não foi a única grande estrela a procurar Diao. "Recentemente, o Eric Clapton [guitarrista britânico] me procurou para fazer a progressão do seu filho, que morreu com cinco anos", revela.

Hidreley conta que sempre gostou de "brincar" com a edição de fotos. Por volta de 2013, ele já participava de concursos nos Estados Unidos.

"Era por puro hobby. Eles mandavam, diariamente, imagens para brincar. Não tinha dinheiro envolvido, era só por posições em pódios. E eu me apaixonei pela arte digital. Participei por uns quatro anos", afirma.

Algumas revistas internacionais e nacionais especializadas em tecnologia o citam como o pioneiro na manipulação de imagens. Os trabalhos como os de Hidreley Diao passaram a surgir somente em 2022.

"Desde o começo do ano passado, não se conhecia o uso da inteligência artificial com a arte. Existia inteligência artificial em muitas outras áreas, mas na arte não", pondera o artista.

Todo esse reconhecimento só foi possível por meio de uma técnica inédita formulada pelo brasileiro, unindo aplicativos já existentes, mas até então desconectados.

Jimi Hendrix com 79 anos

Confira mais algumas obras

Amy Winehouse se não tivesse morrido

Marilyn Monroe se estivesse viva

Monalisa nos dias atuais

Chaves criança